Seminário sobre o Garantia-Safra alcança mais de 2,5 mil visualizações no Canal da Seapa

Evento virtual foi realizado para detalhar as regras do programa que paga benefício ao agricultor familiar da região mineira da Sudene em caso de perdas nas lavouras

Representantes de mais de 100 municípios participaram do seminário virtual sobre o Programa Garantia-Safra, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Emater-MG, na última semana. Transmitido pelo Canal do Youtube da secretaria, o evento contou com mais de 2,5 mil visualizações nos dois dias de transmissão.

Participaram do encontro agentes públicos municipais, técnicos da Emater-MG, representantes dos sindicatos rurais e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRs). Durante dois dias, palestrantes do IBGE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) detalharam o processo de elaboração de laudos técnicos, necessários para comprovação de perdas.

O Garantia-Safra é uma ação do Governo Federal, que tem a adesão do Governo de Minas para a concessão de benefício financeiro aos agricultores familiares que vivem na área de atuação da Sudene, em caso de perda da safra devido à estiagem ou excesso de chuvas. Em Minas Gerais, o programa abrange 168 municípios do Norte do estado, onde os produtores sofrem perdas sistemáticas em função das dificuldades climáticas.

O seguro tem o valor anual de R$ 850, e os recursos contam com a contribuição do próprio agricultor, governos federal e estadual e dos municípios que fazem a adesão ao programa. Quando o produtor não recebe o benefício, o motivo é a não comprovação de perdas pelo município. Daí a importância do evento para detalhar as regras do programa.

Segundo a diretora de Agricultura Familiar da Seapa, Fabrícia Ferraz Mateus, o evento cumpriu o objetivo de esclarecer a metodologia para avaliação de perdas nas lavouras dos produtores inscritos no programa. “A realização deste seminário foi uma demanda do campo, dos agentes públicos que participam da operacionalização nos municípios. E o seminário foi uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas que as equipes tinham”, avalia.

Na avaliação da Coordenadora do Garantia-Safra na Emater-MG, Eunice Ferreira, o encontro superou as expectativas, com um bom número de participantes e objetividade nas palestras. “Esperamos que com este evento as regras de funcionamento tenham ficado claras e que a tomada de decisão para a adesão ao Garantia-Safra seja feita com mais segurança”.

Para o coordenador operacional do Garantia-Safra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Carlos Araújo Mercês, a iniciativa da Secretaria de Agricultura e da Emater-MG foi muito positiva porque o programa apresenta uma certa dificuldade de entendimento por parte dos agricultores.
“Conseguir reunir as instituições envolvidas no Garantia-Safra para explicar de forma detalhada a metodologia usada para a comprovação das perdas foi uma iniciativa de excelência. O trabalho realizado em Minas Gerais tem sido fundamental para a continuidade o crescimento do programa no estado”, afirma.

O Garantia-Safra em Minas

Na safra 2020/2021, o Governo de Minas foi o primeiro estado fazer o aporte, repassando R$ 3,2 milhões a 31.535 agricultores familiares, em comprometimento com os agricultores que sofrem com as perdas no campo, além de possibilitar a integração com as demais políticas públicas.

As inscrições dos municípios para o Garantia-Safra Safra período 2021/2022 estão abertas até o dia 30 de setembro. O produtor só pode participar do programa após a adesão do município. Para se habilitar é preciso ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e lavouras de 0,6 a 5 cinco hectares de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. O benefício é pago quando o município comprova a perda de, pelo menos, 50% da produção.

Márcia França - Ascom/Seapa

Foto: Reprodução Youtube/Seapa

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas