Epamig apresenta mercado de vinhos e azeites mineiros para empresários internacionais na Semana Portuguesa 2021

Evento tradicional terá sua 10ª edição em formato virtual entre os dias 23 e 28 de agosto.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária de Abastecimento (Seapa), vai participar da tradicional Festa Portuguesa de 2021 com palestras sobre vinhos e azeites mineiros. Neste ano, o evento chega a 10ª edição e será realizado no formato virtual com o nome ‘Semana Portuguesa’. No total, serão seis dias de programação, entre 23 e 28 de agosto. Interessados em participar das atividades deverão acessar o site e fazer inscrição.

Na plataforma digital criada para o evento, o público poderá assistir a palestras sobre as potencialidades de negócios entre Minas Gerais e Portugal, além de participar de conversas online. Também estarão disponíveis lives gastronômicas com chefs mineiros e portugueses, bem como apresentações culturais com destaque para grupos de danças folclóricas portuguesas, fados, músicas tradicionais e shows com artistas de Portugal e de Minas Gerais.

Vinhos e azeites mineiros em destaque

O vinho e o azeite são produtos tradicionais da culinária e da cultura portuguesa. Contudo, graças aos trabalhos da pesquisa agropecuária, Minas Gerais se consolida no cenário nacional e internacional como produtora de vinhos e azeites de qualidade, premiados nos principais concursos do mundo.

Com foco nessas oportunidades de negócios, pesquisadores da Epamig vão participar de uma live na Semana Portuguesa no dia 25 de agosto (quarta-feira), de 10h às 12h30. Durante a live, serão discutidos os panoramas da vitivinicultura e da olivicultura em Minas.

De acordo com o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Carlos Alberto Lopes, a ideia de criar um espaço no evento deste ano para tratar a produção de vinhos e azeites mineiros é mostrar para produtores e empresários portugueses as potencialidades do território de Minas. Lopes enfatiza que Portugal produz vinhos e azeites há muito mais tempo que o Brasil e, por esse motivo, entende que a tradição lusitana tem muito a contribuir com o caráter empreendedor dos produtores mineiros.

"A área geográfica de Minas Gerais equivale a seis vezes o tamanho de Portugal. Temos aqui um território muito grande para investimentos. Além disso, temos a Epamig, uma empresa com bastante conhecimento e que, ao longo dos anos, desenvolve tecnologias para expandir a vitivinicultura e a olivicultura. Nós sabemos que o percurso é longo, mas com a união do conhecimento da Epamig, dos produtores locais e da experiência de profissionais portugueses, nós poderemos produzir resultados de uma forma muito mais rápida e assertiva", destaca Lopes.

Durante a live, a pesquisadora da Epamig, Renata Mota, vai abordar o histórico de produção de vinhos finos em Minas Gerais. O mercado deu um salto no estado após o emprego da dupla poda, tecnologia adaptada pela Epamig no início dos anos 2000. Renata ainda vai falar sobre as principais regiões produtoras de vinhos em Minas e as oportunidades para investimentos.

Já o pesquisador da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, vai conduzir o público em uma apresentação sobre a história da olivicultura no pequeno município de Maria da Fé, região Sul de Minas Gerais. Em seguida, o pesquisador vai falar dos avanços obtidos por meio da pesquisa agropecuária, responsáveis por impulsionar a olivicultura na Serra da Mantiqueira, além de explorar oportunidades de expansão do mercado.

Para o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, a interlocução entre a empresa de pesquisa e a Câmara Portuguesa é positiva e estratégica. "O compartilhar de experiências tão distintas, quanto as mineiras e as portuguesas, na olivicultura e na vitivinicultura pode contribuir muito para o desenvolvimento dessas cadeias no estado. Temos ainda muitas regiões em Minas com aptidão para essas culturas e precisamos desenvolver tecnologias adaptadas para cada uma delas.

Ainda de acordo com Carlos Alberto Lopes, a modalidade virtual é a maneira ideal para a realização do evento em 2021. “Diante da pandemia de Covid-19, aglomerar não é uma possibilidade. Esperamos em 2022 retomar o convívio presencial, mas, até lá, festejaremos a amizade entre Portugal, Minas Gerais e o Brasil como um todo de maneira virtual, com cuidado, responsabilidade, sem deixar de viver bons momentos”, conclui.

SERVIÇO:

Festa Portuguesa 2021 – Semana Portuguesa