Epamig promove live de lançamento de Informe Agropecuário sobre tecnologias para pós-colheita

Nova edição da revista aborda uma das etapas que mais reflete na qualidade final dos produtos. Live será transmitida no dia 26 de agosto, às 15h, pelo canal da EPAMIG no YouTube

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai realizar no dia 26 de agosto (quinta-feira), às 15h, uma live de lançamento do mais recente Informe Agropecuário (IA). A nova edição da revista aborda as inovações e os desafios das tecnologias de pós-colheita, uma das etapas da produção agropecuária de maior reflexo na qualidade final dos produtos. A live será transmitida ao vivo pelo canal da Epamig no YouTube.

A edição 314 apresenta informações sobre tecnologias pós-colheita para hortaliças, raízes, tubérculos, bulbos, frutas, plantas medicinais, flores, grãos e sementes. De acordo com os pesquisadores da Epamig e coordenadores do novo Informe Agropecuário; Ariane Castricini, Renata Mota e Emerson Gonçalves; os artigos envolvem aspectos como manejo pré e pós-colheita, armazenamento e conservação para garantia de redução das perdas pós-colheita, comercialização de produtos de qualidade e consumo seguro de vegetais.

Programação

A abertura da live de lançamento da nova edição do Informe Agropecuário será realizada pela presidente da Epamig, Nilda Soares, e pelo diretor de Operações Técnicas da empresa, Trazilbo de Paula. Após a abertura, a editora-chefe do IA, Vânia Lacerda, vai apresentar novidades na livraria da Epamig e nos modos de comercialização das revistas, o que inclui versões digitais.

O pesquisador da casa, Emerson Gonçalves, vai conduzir uma discussão sobre inovações e desafios das tecnologias pós-colheita. Em seguida, José Roberto Prado, da Itaueira Agropecuária, vai falar sobre produção e comercialização de frutas ‘in natura’. As pesquisadoras da Epamig, Marinalva Woods e Maira Fonseca, vão encerrar a rodada de palestras com destaque para os cuidados pós-colheita de hortaliças e plantas medicinais. A interação com o público se dará por meio de respostas às perguntas feitas no chat durante as apresentações.

Qualidade na pós-colheita

Durante toda a cadeia produtiva vegetal são adotadas técnicas para obter produtos com qualidade física, química e nutricional e que sejam rentáveis aos produtores. Contudo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês) estima uma perda mundial de cerca de 14% dos alimentos apenas na pós-colheita.

A manutenção da qualidade na pós-colheita até o momento da comercialização é primordial e engloba não apenas o tamanho, a cor e a integridade física dos produtos, mas, também, aspectos ligados à qualidade sensorial, resíduos de defensivos agrícolas e respeito socioambiental.

A pesquisa agropecuária se desenvolve dia após dia para solucionar esses e outros desafios relacionados à manutenção da qualidade, comercialização, conservação e minimização das perdas na pós-colheita. Nesse contexto, a nova edição do Informe Agropecuário busca difundir informações de modo a orientar os produtores sobre tecnologias capazes de garantir a qualidade dos produtos agrícolas.

Para mais informações sobre o IA 314, entre em contato pelo email publicacao@epamig.br ou ligue para (31) 3489-5002.

Ascom/Epamig

Foto: Arquivo/Seapa

Serviço:

Live de lançamento do Informe Agropecuário 314: Tecnologias pós-colheita: inovações e desafios

Data: 26 de agosto (quinta-feira)

Transmissão: Canal da Epamig no YouTube

Preço: R$15,00