Inscrições abertas para o 13º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal

Inscrições abertas para o 13º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal

O concurso é uma realização do Governo de Minas, por meio da Emater-MG

Estão abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para o 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA), nos escritórios da Emater-MG. O concurso é uma realização do Governo de Minas, por meio da empresa mineira de extensão rural, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Uma novidade no regulamento, deste ano de 2021, será a realização das etapas regional e estadual de julgamento, no mesmo dia e local. A medida está relacionada à pandemia da Covid-19, que impôs restrições na realização dos concursos regionais. A data escolhida é 6 de outubro. A etapa regional vai acontecer entre 9h e 12 horas e a estadual entre 14h e 17 horas, no Senac Tupinambás, localizado na rua do mesmo nome, no centro da capital mineira.

“Com o objetivo de não perder essa valorização do queijo de cada região, da premiação em cada região, vamos fazer essa etapa aqui. Então, a diferença do regulamento desse ano é exatamente essa: a etapa regional vai ser feita antes da estadual, num mesmo dia, aqui em Belo Horizonte,” explicou a coordenadora técnica estadual, Maria Edinice Soares.

Segundo a coordenadora, essa fase do concurso será presencial, pois a degustação não tem como ser virtual. Mas, como no ano passado, a disputa deste ano não terá as presenças de convidados como produtores e lideranças, em função das regras sanitárias de controle da pandemia. “Somente a participação da equipe técnica e do corpo de jurados”, confirmou Maria Edinice. Lembrando que o júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área.

Na etapa regional, serão avaliados, separadamente, os queijos de cada região produtora: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro, Triângulo Mineiro e regiões não caracterizadas; e serão classificados os 5 queijos com maior pontuação de cada grupo, sendo estes os selecionados para a etapa estadual.

Quem pode participar

Pode participar do concurso, o produtor de Queijo Minas Artesanal das tradicionais microrregiões produtoras, desde que esteja legalizado junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ao Serviço de Inspeção Municipal ou, ainda, ao Consórcio Regional de Inspeção. Também pode concorrer o produtor do queijo, localizado fora das oito regiões caracterizadas, conforme permito pela Lei 19.492 de 13/01/2011, desde que esteja legalizado junto ao Insituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Premiação

A premiação do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2021 será totalmente on-line e está prevista para o dia 14 de outubro. A transmissão será pelo canal da Emater-MG, no You Tube. “Esse ano a premiação vai ser um pouco diferente também. Vamos premiar os três primeiros colocados de cada região e depois os cinco colocados do concurso estadual propriamente dito”, ressaltou Maria Edinice.

Pelo regulamento, todos os produtores concorrentes do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal receberão o Certificado de Participação. Será realizada também a premiação com troféus, nas duas etapas, sendo que, na etapa regional, serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada região caracterizada e de regiões não caracterizadas.

Já na etapa estadual serão premiados com troféus os cinco primeiros classificados: Campeão Estadual, Vice-Campeão Estadual, além dos 3°, 4° e 5° colocados da disputa estadual.

Saiba mais sobre o 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, acessando o regulamento aqui.

Terezinha Leite - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG