Hub Day Palma busca incentivar uso e desenvolvimento de novas tecnologias na cultura da palma forrageira

Evento on-line é um aquecimento para hackathon que acontece durante o Palmatech 2021

Empresas, pesquisadores, centros de tecnologia e organizações que atuam na cadeia de negócios da cultura da palma forrageira estão convidados para a primeira edição do Hub Day Palma. O evento on-line, que acontece no dia 31 de agosto, a partir das 9h, é fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e também da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O Hub, modalidade já desenvolvida para a cadeia do café e dos lácteos, busca sensibilizar o setor produtivo sobre a importância dos investimentos em inovação. A iniciativa poderá ser acompanhada pelo canal da Seapa no Youtube e as inscrições serão feitas via Sympla.

“O Day Palma é um evento que vai mostrar como a tecnologia e a inovação podem impulsionar setores que têm um grande potencial, como é caso o da palma forrageira. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o segmento pode contar com a ciência e tecnologia no desenvolvimento mais rápido da planta, assim como na otimização do processo de cultivo, extração e tratamento. Com isso, a participação de empresários e produtores da palma forrageira no evento, para analisar e apoiar as possibilidades apresentadas pela tecnologia, é fundamental. Por outro lado, o papel das instituições de ensino superior também é relevante por facilitar que a tecnologia possa ser desenvolvida nesse setor”, afirma o superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava.

O Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Oliveira Bovo, esclarece que um dos principais objetivos do encontro é mostrar que é viável e possível, independentemente do porte do produtor, agroindústria ou empresa, praticar a inovação dentro da sua atividade. “Estudos mostram que os setores que não buscam e não fazem inovação tecnológica acabam saindo do mercado. A sobrevivência dos empreendimentos agropecuários e rurais está ligada ao desenvolvimento tecnológico de novos modelos de gestão, de processos produtivos e de novas maneiras de se conectar aos clientes. A inovação é essencial para garantir a sustentabilidade das atividades” comenta Bovo.

Heber Pereira Neves, da Divisão de Inovação, Parcerias e Projetos (DVIP) da Epamig, lembra que, no Brasil, mais de 100 mil estabelecimentos trabalham com cultivo da palma forrageira, principalmente nas regiões do semiárido. “Minas Gerais possui competências nessa cultura que podem ser compartilhadas com os outros estados do país. A ideia é que haja uma troca de conhecimentos e expertise e que, a partir do uso das tecnologias, a cadeia de negócios da palma seja competitiva nacionalmente e internacionalmente”, ressalta Neves.

Palmatech 2021

O Hub Day Palma é um aquecimento para o Palmathon 2021, evento que acontece, dos dias 20 a 24 de setembro, dentro da programação do Palmatech, promovido pela Epamig. Em formato de hackathon, a iniciativa pretende atuar na busca por soluções inovadoras que sejam compatíveis com a realidade da cadeia produtiva para o setor da palma. O encontro destina-se a alunos de graduação, mestrado e doutorado, pesquisadores, produtores rurais e profissionais de empresas da área de desenvolvimento de produtos e afins.

O Palmatech 2021 vai discutir a cultura da palma forrageira e os diversos usos da planta. A iniciativa contará com atividades virtuais e cursos presenciais em diferentes regiões do semiárido brasileiro, respeitando as normas de prevenção à Covid-19 que estejam vigentes em cada localidade. A programação completa do evento está disponível no site: https://www.palmatech.com.br/.

Programação Hub Day Palma

9h - Abertura - Subsecretário de Política e Economia Agropecuária (Seapa), João Ricardo Albanez; Superintendente de Inovação Tecnológica (Sede), Pedro Emboava Vaz; Diretor de Operações Técnicas (Epamig), Trazilbo José de Paula Júnior

9h10 - Inovação em Palma Forrageira, Pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tadeu Vinhas Voltolini

9h30 – Inovação no Agro (HubMG), Coordenador do Hub MG (Sede), Michael Soares