A Emater-MG e a Caixa Econômica Federal firmaram um convênio que garante mais opções aos produtores rurais que precisam apresentar um projeto técnico para obtenção de crédito rural em Minas Gerais. O documento foi assinado nesta sexta-feira (3/9), em Belo Horizonte, pelo presidente da empresa mineira de extensão rural, Otávio Maia, e pelo superintendente de Rede do banco, Emerson Leal Rocha.

“O cliente da Caixa tem a opção de contratar a Emater entre as empresas que ele pode procurar para fazer o projeto técnico”, explica o coordenador estadual de Administração e Crédito Rural da Emater-MG, José Henrique Barbosa. Além do projeto técnico, a Emater-MG também pode ser contratada para oferecer assistência técnica para o produtor que obtém os recursos junto ao banco.

A Caixa oferece várias linhas de crédito rural, tanto para custeio quanto para investimento. O financiamento das atividades inclui, entre outros, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Em Minas Gerais, a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atua em parceria com diversas instituições financeiras para a aplicação de crédito rural, elaborando projetos técnicos e fornecendo assistência técnica. Em 2020, os contratos do Pronaf assinados no estado que tiveram projetos técnicos elaborados pela empresa somaram R$ 740 milhões.

A Emater-MG, também é responsável pela emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), necessárias para que os agricultores familiares obtenham crédito rural. No ano passado, os técnicos da empresa emitiram 52,1 mil DAPs.

 

Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Foto - Alexandre Soares/Emater-MG

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Enviar para impressão