Cafés premiados no 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chegam aos consumidores

Conteúdo Principal

Cafés premiados no 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chegam aos consumidores

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Na próxima segunda-feira (13/9), será realizado o café da manhã de lançamento dos Cafés Campeões (safra 2020) do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, às 9h30, no Mezanino do Verdemar Sion (av. Nossa Senhora do Carmo, 1900). O evento terá a presença de autoridades e lideranças da cafeicultura, além de produtores.

O concurso é promovido pela Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a rede de supermercados Verdemar é uma das apoiadoras da premiação. Desde 2018, o supermercado lança uma linha especial com os cafés que obtêm as maiores notas na competição. Em 2020, o campeão estadual foi o cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. Além dele, outros 13 produtores participantes do concurso terão seus cafés comercializados pelo supermercado.

Ao todo, o concurso contou em 2020 com 1.792 amostras inscritas, das quatro regiões produtoras de café do estado: Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas. Foram três etapas de julgamento. A maior parte dos participantes é formada por agricultores familiares.

Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos (de um total de 100), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), que avalia aspectos como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura e outros. “Mesmo num período de pandemia, o concurso do ano passado nos surpreendeu pelo grande número de inscritos, e também pela alta qualidade das amostras, com notas altíssimas”, afirma o coordenador de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

A competição é dividida em duas categorias. Na categoria Café Natural, o café é levado para secar logo após ser colhido. Já na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador e seguem para a secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Nesta última etapa do concurso foram escolhidos os três primeiros colocados de cada região produtora, em cada uma das categorias. O café com a maior nota geral foi declarado o grande campeão estadual. Também foi concedido o certificado “Mulher Empreendedora” para a cafeicultora que obtiver a maior nota da competição. Os cafés com a melhor pontuação no concurso foram adquiridos pelo Verdemar. “Para nós é uma honra ser apoiador do concurso, que é um dos maiores do país e dá maior visibilidade aos cafés de qualidade produzidos no estado, além de valorizar os produtores”, diz o diretor comercial da rede Verdemar, Alexandre Poni.

O Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Serviço:

Lançamento dos Cafés Campeões (safra 2020) do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Data: 13 de setembro (segunda-feira)

Horário: 9h30

Local: Supermercado Verdemar – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1900 - bairro São Pedro


Flávia Freitas - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Seapa

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: