Laboratórios da Epamig ILCT recebem novos equipamentos

Conteúdo Principal

Laboratórios da Epamig ILCT recebem novos equipamentos

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Materiais foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar
Publicado em:

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), recebeu recursos para a modernização dos laboratórios de pesquisa que atendem as áreas técnica, de ensino e a fábrica-escola. A aquisição dos materiais está sendo feita com verba de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC).

Os novos equipamentos vão permitir a modernização dos laboratórios, o aumento da capacidade e introdução de novas linhas de pesquisa, em especial no que se refere à qualidade analítica. O coordenador do Programa Estadual do Programa de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig e professor da Epamig ILCT, Junio de Paula destaca a importância dos investimentos em melhoria da estrutura.

“Com o tempo, muitos equipamentos perderam sua função e tornaram-se obsoletos. Este fato dificulta as parceiras público-privadas. Os recursos para aquisição dos equipamentos são fundamentais para modernizar a estrutura para a realização de pesquisas e atendimento ao público externo (cursos e parcerias) e vão beneficiar professores, pesquisadores, cursistas, alunos e indústrias de laticínios de todo Estado”.

Dentre os equipamentos adquiridos estão sistema de filtragem, aparelho purificador de água, medidor de PH digital, destilador de nitrogênio e kits de reposição para uso nos próximos dois anos. O pesquisador Junio de Paula acrescenta que “o bom emprego dos recursos permitiu também a aquisição de um crioscópio eletrônico, para medida de fraude de água em leite, e de um microscópio, para análises bioquímicas e microbiológicas. Esses materiais que não estavam previstos na proposta original, mas que se adequaram à verba liberada e serão de grande utilidade para as atividades de pesquisa e de ensino”.

A captação de recursos financiados por meio de emendas parlamentares estaduais é uma das formas da Epamig, assegurar investimentos em melhorias em sua infraestrutura de pesquisa e transferência de tecnologias. “Em 2019, o orçamento se tornou impositivo para as emendas parlamentares no estado de Minas Gerais e isso se converteu em uma ótima alternativa para a nossa empresa. Fizemos um grande trabalho, junto à equipe de pesquisa, para a montagem de um portfólio para a captação de recursos de emendas parlamentares. A EPAMIG foi o órgão estadual que mais inseriu propostas no exercício de 2020”, explica o chefe da Divisão de Contratos e Convênios da Epamig, Maicon Xavier.

O deputado estadual Noraldino Júnior ressalta que a credibilidade e a importância da Epamig ILCT para a região de Juiz de Fora e para o setor lácteo da América Latina foram fundamentais para a escolha do projeto. “Saber que esse recurso destinado por mim vai possibilitar a compra de equipamentos que vão contribuir para a modernização dos laboratórios, inclusive para a redução do consumo de energia e modernização das instalações, me deixa muito feliz. A responsabilidade do Instituto em atender sempre com excelência a pesquisa e o ensino, incluindo sua responsabilidade ambiental, só reforça que toda equipe é merecedora do sucesso que tem", conclui.

 

Mariana de Assis - Ascom/Epamig 

Foto: Divulgação/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: