O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), recebeu recursos para a modernização dos laboratórios de pesquisa que atendem as áreas técnica, de ensino e a fábrica-escola. A aquisição dos materiais está sendo feita com verba de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC).

Os novos equipamentos vão permitir a modernização dos laboratórios, o aumento da capacidade e introdução de novas linhas de pesquisa, em especial no que se refere à qualidade analítica. O coordenador do Programa Estadual do Programa de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig e professor da Epamig ILCT, Junio de Paula destaca a importância dos investimentos em melhoria da estrutura.

“Com o tempo, muitos equipamentos perderam sua função e tornaram-se obsoletos. Este fato dificulta as parceiras público-privadas. Os recursos para aquisição dos equipamentos são fundamentais para modernizar a estrutura para a realização de pesquisas e atendimento ao público externo (cursos e parcerias) e vão beneficiar professores, pesquisadores, cursistas, alunos e indústrias de laticínios de todo Estado”.

Dentre os equipamentos adquiridos estão sistema de filtragem, aparelho purificador de água, medidor de PH digital, destilador de nitrogênio e kits de reposição para uso nos próximos dois anos. O pesquisador Junio de Paula acrescenta que “o bom emprego dos recursos permitiu também a aquisição de um crioscópio eletrônico, para medida de fraude de água em leite, e de um microscópio, para análises bioquímicas e microbiológicas. Esses materiais que não estavam previstos na proposta original, mas que se adequaram à verba liberada e serão de grande utilidade para as atividades de pesquisa e de ensino”.

A captação de recursos financiados por meio de emendas parlamentares estaduais é uma das formas da Epamig, assegurar investimentos em melhorias em sua infraestrutura de pesquisa e transferência de tecnologias. “Em 2019, o orçamento se tornou impositivo para as emendas parlamentares no estado de Minas Gerais e isso se converteu em uma ótima alternativa para a nossa empresa. Fizemos um grande trabalho, junto à equipe de pesquisa, para a montagem de um portfólio para a captação de recursos de emendas parlamentares. A EPAMIG foi o órgão estadual que mais inseriu propostas no exercício de 2020”, explica o chefe da Divisão de Contratos e Convênios da Epamig, Maicon Xavier.

O deputado estadual Noraldino Júnior ressalta que a credibilidade e a importância da Epamig ILCT para a região de Juiz de Fora e para o setor lácteo da América Latina foram fundamentais para a escolha do projeto. “Saber que esse recurso destinado por mim vai possibilitar a compra de equipamentos que vão contribuir para a modernização dos laboratórios, inclusive para a redução do consumo de energia e modernização das instalações, me deixa muito feliz. A responsabilidade do Instituto em atender sempre com excelência a pesquisa e o ensino, incluindo sua responsabilidade ambiental, só reforça que toda equipe é merecedora do sucesso que tem", conclui.

 

Mariana de Assis - Ascom/Epamig 

Foto: Divulgação/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Enviar para impressão