Evento on-line apresenta resultados do Hub MG Agro em 2021

Evento on-line apresenta resultados do Hub MG Agro em 2021

Programa é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; transmissão ao vivo acontece nesta quinta-feira (16/12), às 10h, pelo Youtube da Seapa

Soluções inovadoras para fazer mais com menos. Este é o objetivo do Hub MG Agro, fruto da sinergia entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas. Os resultados do programa serão apresentados nesta quinta-feira (16/12), a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Seapa no Youtube. O Hub Day - Evento Final trará um balanço das ações desenvolvidas para facilitar o acesso do agronegócio à ciência e tecnologia em 2021.

"Por iniciativa da Sede, em conjunto com a Seapa, criamos esta frente da política pública com foco no Agro em 2019. Hoje, já temos novos parceiros, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Novo Agro Ventures e o TecnoParq da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Nosso propósito é ampliar cada vez mais esta rede", explica o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Carlos Bovo.

De acordo com o coordenador do Hub MG, Michael Soares, o propósito da edição desta quinta-feira é justamente apresentar os avanços deste primeiro ano de trabalho com as recentes parcerias. "Tendo em vista que, em 2020, o agronegócio foi o setor que mais cresceu no Brasil, o programa assumiu, em 2021, o importante papel de apoiar e incentivar os produtores rurais, cooperativas e empresários mineiros a inovarem e a manterem-se eficientes e competitivos no médio e longo prazo", avalia Soares.

Não por acaso, os encontros on-line se consolidaram no estado durante os últimos meses. Ao todo, aconteceram 16 eventos. Quatro Hub Days, para os segmentos do café, do leite e seus derivados, da palma e de aves. Seis Hubs Conecta: um voltado para fruticultores; dois para cafeicultores; dois para cadeias produtivas de lácteos; e um sobre o futuro do agronegócio, durante a edição pioneira do Agrofuture Summit. E seis Ciclos Hubs de Inovação Aberta, para os setores de cafeicultura, de laticínios, algodoeiro e agropecuário em geral.

Hub MG Agro

O Hub MG Agro é um programa que auxilia médias e grandes empresas mineiras na busca por soluções tecnológicas para desafios coletivos. Um só trabalho ocorre por três vias diferentes. Uma delas é o Hub Day, com intuito de oferecer informações qualificadas e oportunizar trocas entre produtores rurais e agroindustriais. Nele, são apresentados casos de sucesso de empresas que adotam a inovação para aliar produtividade, sustentabilidade e economia de recursos.

O Hub Conecta alia conhecimento científico e rodadas de negócios, nas quais até dez instituições privadas de setores similares são conectadas a pesquisadores e startups. As reuniões, em salas restritas, duram cerca de 20 minutos. A cada conexão, abrem-se oportunidades de colaborações imediatas e futuras, entre empresários de Minas Gerais e empresas de tecnologia do mundo inteiro.

Já os ciclos de inovação aberta são processos completos, com duração média de três a seis meses. Assim, organizações mineiras públicas e privadas podem contar com o apoio do estado para o desenvolvimento tecnológico. Durante o processo, startups e pesquisadores selecionados recebem remuneração para a realização de testes que comprovem a eficácia das soluções elaboradas.

Serviço:

Hub Day Evento Final

Data: 16/12/2021 (quinta-feira)

Transmissão:Canal da Seapa no Youtube

Programação completa:

10h - Abertura - Subsecretário de Política e Economia Agropecuária (Seapa), João Ricardo Albanez; Superintendente de Inovação Tecnológica (Sede), Pedro Emboava Vaz

10h10 - Apresentação do Hub com Resultados - Coordenador do Hub MG da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Michael Soares

10h30 - Painel com os Parceiros do Hub MG Agro 2021

Moderação do Superintendente de Inovação Tecnológica (Sede), Pedro Emboava Vaz

Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária (Seapa), Carlos Eduardo Oliveira Bovo

Superintendente do INAES, Silvana Novais

CEO da Novo Agro Ventures, Leonardo Dias