Epamig realiza dia de campo sobre o uso da água na produção de leite e queijos

Epamig realiza dia de campo sobre o uso da água na produção de leite e queijos

Evento, presencial, acontece na próxima terça-feira, 22, quando é comemorado o Dia Mundial da Água

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove na próxima terça-feira, 22 de março, às 13h, o Dia de Campo "Água na produção de leite e queijos". O evento, em comemoração ao Dia Mundial da Água, será realizado no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei. As atividades presenciais vão atender aos protocolos sanitários vigentes para o controle da Covid-19.

A programação contará com três estações de campo comandadas por pesquisadores da EPAMIG. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura, Fúlvio Rodriguez Simão, falará sobre "Nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Uso de Água no Meio Rural". Adriano de Souza Guimarães vai abordar aspectos práticos do fornecimento de água ao gado, com ênfase na melhoria dos índices de produção de leite. Já o tema da palestra ministrada por Daniel Arantes, será a "Qualidade da água na sala de ordenha e na queijaria".

O Dia de Campo "Água na produção de leite e queijos" tem como apoiadores a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Emater-MG e a Prefeitura Municipal. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições, prévias, devem ser feitas pelo e-mail cern@epamig.br.

Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre o uso racional e o manejo integrado dos recursos hídricos. "A realização de eventos técnico-científicos é uma das formas de contribuir para essa conscientização. Com esse Dia de Campo, pretendemos abordar demandas que são importantes para os produtores de leite e queijo da região do Campo das Vertentes", informa o pesquisador Daniel Arantes.

Dia de Campo "Água na produção de leite e queijos"
Data: 22 de março (terça-feira)
Horário: 13h
Local: Campo Experimental Risoleta Neves da EPAMIG - Avenida Visconde do Rio Preto, s/nº - Campus da UFSJ (CTAN) - São João Del-Rei - MG