Dia de Campo reúne mais de 300 produtores de café em São Sebastião do Paraíso (MG)

O Dia de Campo ATeG Café + Forte "Encontro Tecnológico do Café", realizado no dia 5 de maio no Campo Experimental da Epamig de São Sebastião do Paraíso (MG), reuniu 340 pessoas entre cafeicultores e parceiros do evento.

Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Sistema Faemg, Associação Comercial Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP), com o apoio de entidades e diversas empresas do setor, o Encontro teve como objetivo levar informações atualizadas para produtores de café.

No total, o Dia de Campo foi dividido em palestra de abertura sobre mercado de café e cinco estações de campo. O gerente da Epamig local, Juracy de Oliveira, celebrou a parceria entre a empresa e o Sistema Faemg.

"A parceria trouxe um ganho muito grande para o Encontro Tecnológico do Café, que é tradicional na nossa região, agora associado ao ATeG Café + Forte. Além disso, a organização junto com a ACISSP, também realizadora, foi excelente. Os apoiadores gostaram muito do evento. A interação entre participantes e patrocinadores fluiu muito bem. Quanto às palestras, de alto nível, foram muito pertinentes diante da demanda do produtor rural", destaca Juracy de Oliveira.

O gerente da regional do Sistema Faemg em Passos (MG), Rogger Coelho, planeja tomar boas decisões de posse das informações compartilhadas no evento.

"Nossa parceria com a Epamig começou em 2021, em um momento difícil para a cafeicultura, período de secas e geadas. Criamos esse evento para levar informação ao produtor, para que ele pudesse tomar suas decisões de forma mais assertiva. O ano virou e enfrentamos outros desafios. Quem imaginava que o adubo atingisse os preços atuais? O poder da informação é o que nos motiva a fazer esse evento, porque nós acreditamos no poder da informação", afirma Rogger Coelho.

Para o gerente de Agronegócios da ACISSP, Gilson Silva, destacou que a realização do evento tem como foco principal a integração do agronegócio mineiro.

"Temos que integrar todo o agronegócio. O produtor precisa da informação, da tecnologia e da decisão da porteira para fora. A ACISSP tem como objetivo integrar esses elos, uma integração entre as entidades como a Epamig, o Sistema Faemg, nós e os produtores para que tudo isso chegue na ponta, na mesa do consumidor", conclui Gilson Silva.

Produtores satisfeitos

Os produtores de Ibiraci, Claudio de Carvalho, Guilherme de Carvalho e Júlio de Carvalho aprovaram o Dia de Campo. Eles destacaram a importância de conhecer as variedades que mais se adaptam à região para evitar testes com variedades que não são produtivas.

Animados com a volta dos eventos presenciais, os produtores também aprovaram a exposição de máquinas e enfatizaram a importância da proximidade das empresas com o público. Como exemplo, eles citaram um dos tratores expostos e o uso de drones na agricultura.

A importância de conhecer as variedades de café que mais se adaptam à região também foi destaque na fala do presidente do Sindicato dos Produtores de Ibiraci, Anivair Teles Rodrigues, que foi para o evento junto a 28 produtores. Segundo Anivair, ver o resultado das variedades no Campo Experimental da Epamig é muito importante.

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Senar.

Foto: Denise Bueno