Confira dicas de plantio, adubação e irrigação de suculentas

Conteúdo Principal

Confira dicas de plantio, adubação e irrigação de suculentas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

O período de pandemia fez com que o tempo das pessoas em casa alcançasse índices cada vez maiores. A busca por novos hobbies cresceu e o cultivo de plantas ornamentais foi um dos nichos de mercado que mais se destacou, feito que proporcionou oportunidades de emprego e renda aos floricultores e bem-estar para os consumidores de plantas.

De acordo com a pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Ângela Nascimento, entre as plantas ornamentais, as suculentas são atrativas porque são fáceis de cuidar e de propagar. A pesquisadora destaca que, quando colocadas em condições ideais de luminosidade e cultivadas no substrato correto, as suculentas são capazes de se desenvolver de forma saudável e bonita.

"A maioria das suculentas se adapta bem às condições de alta luminosidade e exposição solar direta. Já outras se dão melhor em ambientes sombreados. Mas muitas conseguem sobreviver nas duas condições. Algumas espécies, quando expostas a muita luminosidade, podem apresentar belos tons de vermelho e laranja, devido à produção de pigmentos como antocianinas e carotenoides. A falta de luminosidade, por outro lado, faz com que as plantas fiquem estioladas, perdendo suas características ornamentais", explica Ângela Nascimento.

Para auxiliar no cultivo de suculentas em ambientes domésticos, a Epamig preparou uma série de dicas. Vale a pena acompanhar e aperfeiçoar o hobbie de acordo com as condições de cada local de plantio.

Substrato e irrigações

As suculentas englobam espécies que têm capacidade de armazenar água nos caules, folhas e raízes. Originárias de regiões de clima árido, esse acúmulo de água é estratégico para que as plantas consigam sobreviver em locais de pouca umidade.

A pesquisadora da Epamig, Thais Sales, explica que o substrato para plantio de suculentas deve apresentar boa capacidade de drenagem. "Substratos que acumulam muita água podem gerar apodrecimento das raízes. Então, para evitar o encharcamento, uma sugestão é utilizar vasos com furos e misturar um terço de areia lavada com o substrato ou terra vegetal", pontua.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a frequência das irrigações varia de acordo com a localidade e a estação do ano. "As plantas devem ser regadas somente quando o substrato estiver completamente seco", afirma Thais Sales.

Propagação de suculentas

A maioria das suculentas é propagada via folha, mas é possível propagá-las por meio da separação de mudas formadas nas bases das plantas. Para a pesquisadora da Epamig, Ângela Nascimento, a facilidade é mais um atrativo que estimula as trocas e coleções de suculentas.

Outra dica fundamental é realizar a aclimatação da suculenta quando for mudá-la de lugar. "Plantas que estão em ambientes como interior de supermercados e casas de vegetação sombreadas, se colocadas diretamente sob sol irão sofrer danos como queimas nas folhas. Ao adquirir uma nova suculenta é fundamental expor a planta às novas condições gradualmente, para que possam se adaptar", conclui a pesquisadora.

A Epamig possui um programa de pesquisa em Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais. Na floricultura, o objetivo é a geração de tecnologias para a produção sustentável de flores e plantas ornamentais com qualidade e durabilidade. A empresa é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

 

Bruno Guimarães - Ascom/Epamig

Foto: Ângela Nascimento/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: