Azeitech on-line começa nesta terça-feira

Conteúdo Principal

Azeitech on-line começa nesta terça-feira

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento promovido pela Epamig vai discutir a produção e o consumo de azeites e azeitonas de mesa
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove nesta semana, de terça-feira (21) a quinta-feira (23 de junho) a programação virtual do 2º Azeitech. Nesta fase o evento, iniciado no dia 25 de março com o 17º Dia de Campo de Olivicultura e a 7ª Mostra Tecnológica em formato presencial, no Campo Experimental de Maria da Fé, contará com painéis científicos on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Nos três dias de evento, as palestras terão início às 17h. “No primeiro dia, que será dedicado à azeitona de mesa, nós teremos a presença da Nuria Yánes Gonzáles, que é diretora técnica da Cooperativa Agrícola Espanhola Almazarras de la Subbética, acompanhada do azeitólogo brasileiro Marcelo Scofano. Em um segundo momento, teremos a troca de experiências entre os produtores de Baependi/ MG, Vanessa Bianco (Olivais Gamarra) e Ana Morita e João Ricardo (Olivas Vikas), que falarão sobre a produção de azeites artesanais e também sobre azeitonas de mesa”, conta o coordenador-geral do evento, Luiz Fernando de Oliveira.

A participação feminina na cadeia produtiva vai nortear os debates na quarta-feira, 22 de junho. “Nesse dia a programação terá três momentos distintos, um deles será dedicado ao Women In Olive Oil (WIOO) e comandado pela Glenda Hass, que é uma das diretoras deste movimento no Brasil e produtora dos Azeites Lagar H, do Rio Grande do Sul, que estará acompanhada da azeitóloga peruana Alejandra Galván Goméz”, destaca Luiz Fernando.

O tema do terceiro dia será o azeite de oliva. Dentre os palestrantes convidados está o vice-presidente para Olivicultura da Associação Portuguesa de Horticultura, Nuno Rodrigues. “O Nuno é especialista em azeites e azeitona de mesa e vai compartilhar conosco um pouco da sua experiência em Portugal e também um pouco da sua visão sobre a olivicultura brasileira, que ele vem acompanhando nos últimos anos”, adianta o coordenador.

O 1º Simpósio Mineiro de Olivicultura estreia na programação do Azeitech com apresentações, orais e ao vivo, de um trabalho no início das atividades de cada dia. Os assuntos selecionados são: “Épocas de ocorrência de cigarrinhas vetoras de Xylella fastidiosa em oliveiras na Serra da Mantiqueira”, na terça-feira (21); “Escarificação e estratificação de sementes de oliveira”, na quarta-feira (22); e “Azeite de oliva convencional e orgânico da Serra da Mantiqueira por uma abordagem multivariada”, na quinta-feira (23). Além dos painéis científicos e da possibilidade de interação via chat com palestrantes e convidados, os visitantes virtuais do Azeitech 2022 terão acesso a vídeos de dicas técnicas no espaço Oliva Play e à Mostra Tecnológica, com a presença das marcas patrocinadoras.


Mariana Penaforte - Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: