Projeto Feira Livre estimula comercialização de produtos da agricultura familiar de Alvarenga, no Leste de Minas

Conteúdo Principal

Projeto Feira Livre estimula comercialização de produtos da agricultura familiar de Alvarenga, no Leste de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Iniciativa é uma parceria da Emater-MG com a Prefeitura Municipal
Publicado em:

O Projeto Feira Livre de Alvarenga é uma das principais iniciativas para a comercialização da agricultura familiar do município, na região Leste de Minas Gerais. No espaço, oito feirantes vendem seus produtos. A iniciativa é uma parceria entre a Emater-MG e a prefeitura, com recursos provenientes de emenda parlamentar.

A proposta surgiu em 2020, com o objetivo de ampliar e melhorar as vendas da agricultura familiar municipal. O setor, assim como em outras localidades do país, foi bastante afetado pela pandemia da Covid-19.

“Quando cheguei em 2019, havia apenas um produtor. Em 2020, com a pandemia, fizemos esse projeto de emenda parlamentar e a Emater comprou e transferiu para prefeitura as barracas”, disse o técnico José Dilson.

A emenda parlamentar é de autoria do deputado estadual Rafael Martins. Os recursos foram repassados para a Emater-MG, que adquiriu 10 barracas e jalecos. O material foi disponibilizado para os feirantes, que recebem orientação técnica da empresa para garantir a qualidade dos produtos. A prefeitura é responsável pela montagem das barracas e sua conservação.

A feira funciona toda quinta-feira, na parte da manhã, na Praça Prefeito José Carlos Martins. No espaço são comercializados variados produtos, como hortaliças, doces e quitandas. Muitos alimentos são produzidos de acordo com princípios agroecológicos. José Pereira, de 54 anos, é morador de Alvarenga e está inserido na agricultura familiar há mais de 13 anos, sendo o primeiro de sua família a entrar neste ramo. O produtor participa da feira livre e conta que o projeto é fundamental na manutenção de sua renda. “Meus produtos são sem agrotóxicos e as pessoas preferem porque são mais naturais”, disse.

 

 

Sebastião Avelar - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: