Algodão

Minas Gerais possui o terceiro parque têxtil brasileiro. A produção mineira corresponde a 1,6% da produção nacional É esperado um crescimento de 50% na safra de algodão para o ano de 2019 em Minas Gerais.
 
Proalminas

O Governo de Minas certifica a origem e qualidade do algodão em pluma mineiro. A certificação atesta a qualidade e origem do algodão inserido no Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo do Algodão – Proalminas.

 
O Programa

O Programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, busca incentivar a modernização da produção agrícola do algodão, estimular a indústria têxtil em Minas e propiciar parcerias com o setor produtivo, já que, indústrias têxteis que compram o produto certificado têm uma desoneração tributária.

 
Certificação

O programa de certificação do Algodão é um programa de adesão voluntária. O interessado em certificar a produção e propriedade precisa seguir as etapas descritas abaixo.

 
 

Etapa 01 - Legislação

Atender as determinações previstas no Decreto n°43.508, de 20 de agosto de 2003.

 

 Conheça o Decreto

 

Etapa 02 - Afilie-se!

Estar filiado à Associação Mineira dos Produtores de Algodão – AMIPA e os Sindicatos das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais – SIFT MG e das Indústrias de Malharias de Minas Gerais – SINDIMALHAS, com a anuência da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Caso não seja afiliado, a qualquer tempo, você poderá firmar acordo individual com as mesmas características com as instituições citadas ou aderir ao acordo em vigor.