Mel

A atividade apícola envolve cerca de 7 mil apicultores em Minas, gerando mais de 42 mil empregos diretos e indiretos no estado. Minas é o quinto maior produtor de mel do país, com previsão de produção de 6,14 mil toneladas em 2020. Esse volume corresponde a 12% da produção nacional.
 
Certifica Minas Mel

O Certifica Minas Mel é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade e da melhor qualidade do Mel.

 
O Programa

O IMA audita todas as etapas do processo de produção de Mel, que deve atender os procedimentos de boas práticas de fabricação, adequação social e responsabilidade ambiental.

 
Certificação

O programa Certifica Minas Mel é de adesão voluntária e o interessado em certificar sua produção e propriedade precisa seguir as etapas descritas abaixo.

 
 

Etapa 01 - Legislação

Antes de aderir ao programa é importante que o produtor conheça a legislação vigente.

 

 Legislação Vigente

 

Etapa 02 - Análise da Documentação e Contrato

A Gerência de certificação analisa a documentação recebida e verifica a viabilidade de atendimento.

 

Caso haja viabilidade, o interessado receberá o modelo de contrato, as taxas aplicáveis e uma proposta de serviço/plano de auditoria, informando a data, duração, componentes da equipe auditora e metodologia da auditoria. Estando de acordo, deve pagar as taxas, assinar ambos os documentos e devolvê-los à Gerência de Certificação.

 

Etapa 03 - Auditorias

Na auditoria o IMA verifica in loco o cumprimento das normas da certificação pelo produtor. São realizadas verificações visuais, no campo e nas instalações, entrevistas e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações) de modo a cobrir todas as etapas do processo produtivo.

 

 Taxas de Auditoria

 

Etapa 04 - Tratamento de Não Conformidades

Caso sejam encontradas não conformidades o produtor deverá realizar ações corretivas, no prazo estabelecido e enviá-las ao IMA.

Etapa 05 - Análise da Documentação e Contrato

Não existindo inconformidades ou sendo aprovadas as ações corretivas, o IMA autoriza a impressão do certificado e dos selos de identificação da conformidade. O produtor deve solicitar a quantidade de selos que deseja confeccionar, através do formulário de autorização para uso de selo de identificação da conformidade.

 

 

Etapa 06 - Manutenção da Certificação

A Certificação é mantida caso se conservem os métodos e as práticas exigidas que são observadas nas auditorias de manutenção. As auditorias buscam garantir tanto a qualidade dos produtos quanto a credibilidade do processo de certificação.